Blog Post

Yogateria • set. 21, 2021

Primavera & Ayurveda

Dicas do Ayurveda para a Primavera. A primavera é um momento de renovação e revitalização natural. Esse é um momento da diminuição do kapha. Com uma dieta sazonal e um estilo de vida que convida um pouco mais de leveza, nitidez, secura e calor a nossas vidas, podemos melhor apoiar nossa fisiologia nessa estação.

Rotina diária na primavera!

Se possível, crie uma rotina matinal estimulante e inspiradora para si mesmo, mesmo que seja curta.

Raspe a língua, escove os dentes e beba um pouco de água morna logo de manhã.

Você também pode massagear sua pele com óleo de gergelim orgânico quente e depois enxaguar em um banho quente.

Se você não tem tempo para uma massagem com óleo todos os dias, considere uma massagem seca revigorante antes de tomar banho. De qualquer maneira, comece pelas extremidades e vá em direção ao tronco, esfregando a pele vigorosamente para estimular o calor, melhorar a circulação linfática, equilíbrio de fluidos e pele saudável e flexível.

Reservar tempo para exercícios ou yoga logo pela manhã também promoverá clareza e aumento de energia nesta primavera. 

Cochilar durante o dia não é recomendado. Considere secar o excesso de umidade e promover uma sensação de leveza com uma boa sessão de relaxamento em uma sauna.

E embora o sistema nervoso ainda se beneficie de algum senso de rotina ao longo do dia, a primavera é uma boa época para escapar intencionalmente do status quo. Experimente algo novo, abrace o senso de diversão e aventura e dê ao seu lado criativo algumas formas de expressão.

Vista-se com cores vivas e aconchegantes, como vermelhos, amarelos e laranjas no início da primavera, enquanto o clima permanece fresco e úmido. À medida que o clima esquenta, mude gradualmente para azuis, verdes, roxos e brancos refrescantes.

Alimentação na primavera!

A chegada do clima mais quente diminui nosso desejo por alimentos pesados ​​e substanciais, tão essenciais durante os meses de inverno. Seu apetite pode diminuir e você pode sentir vontade de comidas mais leves, frutas, vegetais frescos e saladas em abundância.

É recomendável favorecer os sabores picantes, amargos e adstringentes e comer alimentos leves e quentes que são relativamente fáceis de digerir.

Os alimentos que devem ser evitados durante a primavera incluem fast foods, doces, produtos de soja, nozes, quantidades excessivas de pão e alimentos resfriados ou refrigerados – especialmente quando comidos frios.

O que comer na primavera!

Você pode começar o dia com um café da manhã leve com frutas frescas ou chá.

Almoços e jantares de grãos leves cozidos, vegetais cozidos no vapor e legumes costumam ser escolhas perfeitas.

Beba bebidas à temperatura ambiente, mornas ou quentes. Você pode até considerar beber um pouco de água morna com um pouco de mel ao longo do dia.

Estruture sua dieta em torno da ingestão de muitos vegetais frescos (mas não necessariamente crus) e uma variedade de legumes. Esses alimentos tendem a ser adstringentes e muitas vezes um tanto amargos.

Muitos também se beneficiam de comer muitas verduras amargas, vegetais da família do repolho (repolho, brócolis, couve-flor, etc.) e alimentos picantes, como pimentas.

Yoga na primavera!

A prática de yoga recomendada para a primavera é estimulante e acelerada, assim como no inverno. Você pode fazer os mesmos asanas recomendados para o inverno em dias mais frios e alterar para uma prática mais refrescante, como a sugerida para o verão em dias mais quentes. É também recomendado asanas de abertura peitoral, para preparar os pulmões para respirar o novo ar da primavera.


Share by: