Blog Post

Yogateria • dez. 21, 2021

Verão & Ayurveda

Dicas do Ayurveda para o Verão. As características mais marcantes do verão – o calor, os longos dias de sol forte, a forte intensidade e a natureza transformadora da estação – estão diretamente em linha com Pitta dosha, razão pela qual o verão é considerado uma estação Pitta.


Cuidados com o Pitta no verão

Seu foco principal durante os meses de verão será manter o pitta equilibrado, contrabalanceando sua natureza intensa, quente, oleosa e leve. Para equilibrar o pitta no verão você deve trazer à sua rotina elementos de frescor e calma, suavizando a intensidade com relaxamento e ancorando sua energia.


Rotina diária para o verão

O verão é caracterizado por uma energia vibrante, e a maioria das pessoas acha mais fácil acordar de manhã cedo nesta época do ano. Este é um ritmo natural e benéfico. De manhã cedo também é a melhor hora para fazer exercícios. Antes de tomar banho, massageie a pele com uma leve camada de óleo calmante pitta, como óleo de coco ou óleo de girassol para acalmar o sistema nervoso e resfriar o corpo. Vestir roupas leves e respiráveis ​​feitas de algodão ou seda e favorecer cores refrescantes como branco, cinza, azul, roxo e verde vai ajudá-lo a conter a intensidade e o calor. O verão é ideal para passar o tempo na natureza, mas quando você sair, use um chapéu de aba larga e óculos escuros para se proteger do sol intenso. Em dias especialmente quentes, geralmente há uma calmaria à tarde na energia, e você pode achar que um cochilo curto é benéfico. É melhor dormir até às 23:00 para evitar uma mente excessivamente estimulada. Além disso, esteja ciente de que a atividade sexual, em excesso, pode provocar pitta e esgotar a energia, portanto, cultive a moderação nesse aspecto de sua vida durante os meses de verão.


Alimentação no verão

Durante o verão, nossos corpos naturalmente desejam alimentos leves e pequenas refeições fáceis de digerir porque o agni (o fogo digestivo) – uma forte fonte de calor interno – se dispersa para ajudar a nos manter frescos. Estar totalmente presente com suas refeições enquanto saboreia o sabor e a textura da comida ajudará a minimizar o risco de comer demais. O verão é uma época para favorecer os sabores doces, amargos e adstringentes e saborear alimentos frescos, líquidos e até ligeiramente oleosos.


O que comer no verão

Esta é a melhor época do ano para saborear frutas frescas e saladas. Se você consome produtos lácteos – como leite, ghee, queijo cottage – o verão também é um bom momento para o consumo destes produtos frescos, permitindo inclusive um sorvete ocasionalmente. Todos os adoçantes não refinados, exceto mel e melaço, são refrescantes e podem ser apreciados com moderação durante os meses de verão. Na forma de bebidas para vencer o calor, desfrute de água fria ou em temperatura ambiente infundida com hortelã ou limão e um pouco de açúcar bruto, um lassi doce, chás de ervas refrescantes como hortelã, alcaçuz, erva-doce ou rosa. É melhor evitar bebidas geladas; eles perturbam o fogo digestivo e criam toxinas no corpo. Vá devagar com frutas azedas ou verdes, queijos envelhecidos e vegetais e temperos quentes como cenoura, beterraba, rabanete, cebola, alho, gengibre e sementes de mostarda. Tente evitar alimentos extremamente picantes, como pimentas ou pimenta caiena. Além disso, tenha em mente que vegetais crus (como em saladas) serão mais bem digeridos se forem comidos no almoço, em vez de no jantar.


Dicas de chás para o verão

Os chás de ervas refrescantes são os mais indicados para o verão. Experimente chás de hortelã, capim limão, alcaçuz, erva-doce ou rosa.

Share by: